Release

Grupo Terceira Dança apresenta: “Processo”
Depois de participar da programação do FID Circulando BH 2011,
o grupo volta aos palcos em novembro e dezembro, com cinco apresentações viabilizadas pelo Fundo Municipal de Cultura da PBH

No imaginário de muita gente, a dança aparece como um território ocupado apenas por corpos jovens, fortes e apolíneos. É, entretanto, na contramão desse paradigma que se constitui o Grupo Terceira Dança, composto exclusivamente por pessoas com idades entre 45 e 80 anos. 

Sob a coordenação de Marcelle Louzada, o grupo realiza, entre novembro e dezembro de 2011, cinco apresentações do espetáculo "Processo" e oferece ao público da capital mineira a oportunidade de expandir seus horizontes em relação aos domínios da dança contemporânea.

Criado a partir de uma bolsa oferecida pelo Fórum Internacional de Dança de Belo Horizonte 2010 (FID-2010), o espetáculo é resultado de quase dois anos de pesquisa. Inicialmente intitulado como "Dança, Criação e Contemporaneidades – Em Processo!", o trabalho ganha novas configurações nessa temporada e, por conta disso, traz também um novo nome: “Processo”.

"Trata-se de um espetáculo construído essencialmente a partir das experiências de vida dos bailarinos. Mesmo tendo passado por exercícios de consciência corporal e preparação física, a pesquisa de criação sempre explorou um lugar mais subjetivo, relacionado a memórias, micropercepções e depoimentos corporais", descreve Marcelle Louzada, coordenadora do grupo.

Com 11 pessoas em cena, o espetáculo alterna composições coletivas e solos, nos quais cada um dos integrantes apresenta ao público imagens e situações construídas individualmente, a partir de exercícios de improvisação, e só depois organizadas como espetáculo.

"Acho interessante perceber esse trabalho apenas como corpos idosos se movimentando, os quais naturalmente despertam no público afetos em relação aos seus limites. É encantador perceber que esses limites se transformam em possibilidades", analisa Marcelle, que destaca ainda a atratividade de corpos pouco vistos sob a perspectiva do movimento e da dança.
“São, afinal, corpos cotidianos, que remetem a pessoas comuns e, ao mesmo tempo, se afinam ao universo da arte contemporânea", afirma.

Trajetória do grupo
Foi com alguma surpresa que, em meados de 2008, a pesquisadora e artista Marcelle Louzada teve seu primeiro encontro com a turma de alunos que conduziria no contexto do projeto Arena da Cultura, da PBH. Interessada em abordagens contemporâneas da dança, Marcelle deparou-se com uma turma composta, em sua maioria, por senhores e senhoras interessados em aprender e praticar danças de salão. 

Ao contrário do que se poderia esperar, entretanto, o desacordo inicial acabou convertendo-se em oportunidade para que as duas partes ampliassem suas possibilidades de ação e criação. Desde então, o grupo participou de eventos como o FID 2010, o FID 2011, o Programa Observatório (Meia Ponta Cia. de Dança), o Projeto Galpão Convida: Edição Especial Teatro de Rua ( juntamente com o coletivo de intervenções urbanas Paisagens Poéticas) e o 23o Festival de Dança do Triângulo (Uberlândia). 

"É incrível trabalhar com corpos fora de qualquer padrão, enfrentando dificuldades que apontam para aquilo que vou ser amanhã. Por outro lado, depois desse tempo de trabalho, o que vemos são corpos mais autônomos, que se sentem mais belos e se afirmam melhor, seja na família, na comunidade ou no próprio território do discurso e do entendimento sobre a criação artística", afirma a pesquisadora, que enxerga o trabalho como um misto entre ativismo político e arte contemporânea.

Serviço
Espetáculo "Processo"

24 e 25 de novembro, às 20h
Teatro da Biblioteca (Praça da Liberdade, 21, Funcionários)

01 de dezembro, às 19h
Centro Cultural Urucuia (rua W5, 500, Urucuia)

02 de dezembro, às 19h
Centro Cultural Lindéia Regina (rua Aristolino Basílio de Oliveira, 455, Regina)

16 de dezembro, às 20h
Centro Cultural São Geraldo (av. Silva Alvarenga, 548, São Geraldo) 

Entrada gratuita




Ficha técnica

Coordenação geral: Marcelle Louzada
Criação coreográfica coletiva
Preparação corporal: Karina Collaço
Produção: Paloma Parentoni
Iluminação: Jésus Lataliza e Bruno Santanna
Cenografia: Ana Gastelois
Figurino: Rosângela Oliveira
Trilha sonora: Philippe Lobo e Wilson Souza
Arte Gráfica: Alexandre de Sena/picumãh e Cadu Braga
Bailarinos: Conceição, Geralda, José, Luci, Madalena, Maria de Lourdes, Noé, Rosália, Sandra, Tereza e Zilma


Contato para entrevistas

Marcelle Louzada (coordenação geral): 9619-0099
Paloma Parentoni (produção executiva): 8877-0412